minha experiência tendo uma crise de hérnia de disco aos meus 25 anos durante uma pandemia, mais especificamente entre os meses de maio e junho de 2021

cientistas estimam que 80% da população adulta vai sofrer com uma crise de dor lombar em algum momento da vida. entre 30 a 40% dessas dores vão ser causados por uma hérnia de disco lombar.

como já dizia Jô Soares, "estatística é a mais cruel das ciências".


na quarta-feira dia 12 de maio de 2021 (dia 0), por volta das 14h, eu me sentei pra almoçar na mesa da sala. eu senti um leve desconforto na região lombar (parte de baixo da coluna). quando terminei de almoçar e fui me levantar, senti uma certa dificuldade. a dor piorou ao longo do dia e às 18h, eu já não conseguia andar e tinha que ficar deitado em posição fetal pra que a dor pudesse ficar suportável. meu pai sofreu com dores na coluna durante 12 anos e me diagnosticou informalmente com hérnia de disco. ele falou pra eu tomar prednisona 20mg a cada 6h e disse que a dor iria passar.

na quinta-feira dia 13 de maio de 2021 (dia 1), eu ainda estava tomando prednisona, e continuei com dor durante o dia inteiro. eu fiquei o dia inteiro em posição fetal na cama, assistindo ao depoimento do representante da Pfizer carlos murillo na CPI da covid.

na sexta-feira dia 14 de maio de 2021 (dia 2), a dor continuava a mesma. a possibilidade de ir ao hospital foi levantada, mas como eu estava com dificuldade de andar e ir para o hospital durante a pandemia nunca parece uma boa ideia, decidi continuar tomando o remédio.

no sábado dia 15 de maio de 2021 (dia 3), eu estava com a mesma dor. comecei a ficar preocupado. à noite pedi para dormir na cama dos meus pais, que é ortopédica, diferente da minha que é de mola e está toda quebrada. meu pai começou a dormir no meu quarto e eu dormi na cama dos meus pais, em posição fetal.

no domingo dia 16 de maio de 2021 (dia 4), eu senti que a dor estava aliviando um pouco.

na segunda-feira dia 17 de maio de 2021 (dia 5), a dor aliviou mais um pouco.

na terça-feira dia 18 de maio de 2021 (dia 6), eu comecei a me sentir bem melhor. se a dor antes estava um 10, agora estava um 3. eu diminuí o prednisona de 20mg pra 10mg.

na quarta-feira dia 19 de maio de 2021 (dia 7), a dor virou um 2, e eu diminuí o prednisona pra 5mg.

na quinta-feira dia 20 de maio de 2021 (dia 8), eu saí para caminhar um pouco. caminhei até o fim da minha rua (900m) e minha coluna repuxou. não era uma dor incapacitante, mas voltei para casa, andando mais 900m na volta. algumas horas depois, a dor começou a piorar.

na sexta-feira dia 21 de maio de 2021 (dia 9), senti minha coluna retroceder 4 dias, e a dor voltou para um 7. fiquei muito triste. na noite de sexta pra sábado, eu não consegui dormir direito. eu sempre consigo dormir direito. eu fiquei acordando durante a noite porque eu estava sentindo um formigamento na região da minha virilha e principalmente no meu saco. não era um formigamento muito forte, o que só me deixava ainda mais confuso, porque no torpor do sono eu comecei a pensar que estava imaginando aquele formigamento, e que na verdade eu não estava sentindo nada. eu comecei a pensar que na verdade toda a minha dor de coluna era psicológica, um sintoma de estresse. eu também comecei a pensar que talvez eu devesse ir ao hospital imediatamente, e que se eu não fizesse isso, talvez eu acordasse paraplégico. decidi botar um travesseiro entre as pernas, não ajudou em nada. dormi muito pouco e muito mal, foi uma das piores noites da minha vida.

no sábado dia 22 de maio de 2021 (dia 10), decidi ir a um ortopedista. procurei uma clínica próxima que meu plano aceitasse e descobri um hospital a 10m de carro da minha casa. chamei um uber e fui até lá de manhã. entreguei a minha carteirinha do plano de saúde e meu RG para a moça do balcão e ela disse que era só aguardar. tinha só uma outra pessoa na sala de espera do consultório. eu esperei durante 10 minutos e fui chamado. a médica que me atendeu era loira de olhos verdes e devia ter 29 anos. contei minha história pra ela, mas na hora de falar que eu sentia formigamento nos testículos, me senti um pouco constrangido, e disse que sentia apenas na virilha. me senti com vergonha da minha vergonha. ela olhou pra mim enquanto eu falava. ela me perguntou se eu tinha pegado algum peso ou feito algo de diferente recentemente. respondi que não. ela me perguntou se eu fazia exercício físico. eu disse que corria três vezes por semana, cerca de 6 ou 7km, desde o início da pandemia (um ano e meio). ela perguntou se eu fazia musculação, eu respondi que não. ela falou que eu ia fazer um raio X na sala ao lado e depois ia voltar nela. eu agradeci e voltei para a sala de espera do consultório, falei pra moça do balcão que a médica pediu um raio X, ela falou que era só aguardar. eu aguardei.

depois de 5 minutos fui chamado para a sala do raio X. havia um homem lá dentro com jaleco médico, por volta de 35 anos, que me perguntou e aí amigo o que aconteceu com você. eu contei toda a minha história pra ele. ele perguntou se eu tinha pegado algum peso ou feito algo de diferente recentemente. respondi que não. ele pediu pra eu me deitar na mesa e abaixar um pouco a bermuda. eu tirei o cinto e abaixei um pouco a bermuda. ele pediu pra eu ficar em várias posições e em alguns momentos ele pediu pra eu prender a respiração. eu fiz o que ele mandou e ele disse que eu podia me levantar. eu botei a minha bermuda de novo e ele disse pra eu aguardar na sala de espera que a médica iria me chamar de novo. eu agradeci. ele desejou melhoras, eu agradeci de novo. sentei na sala de espera, e percebi que mais dois pacientes tinham chegado.

depois de alguns minutos fui chamado de novo pra sala da médica. ela estava com o meu raio X no computador, com a tela virada pra que fosse visível da cadeira do paciente. eu sentei na cadeira do paciente. ela disse que eu tinha uma protrusão na minha lombar, como se fosse uma pré-hérnia de disco. eu perguntei hérnia de disco? ela disse que não era uma hérnia, apenas uma protrusão. ela pegou uma caneta e apontou pra região entre as vértebras L5 e S1 no monitor do computador, e disse algo do tipo: está vendo que o espaço entre essas vértebras é menor do que o espaço entre as outras vértebras? o gel entre as vértebras está sendo esmagado e isso está te causando dor. ainda não chega a ser uma hérnia de disco, mas pode vir a se tornar. eu entendi o que ela estava falando. eu perguntei se isso podia ser genético, porque meu pai teve hérnia de disco. ela disse que não. eu perguntei se a predisposição poderia ser genética, ela disse que não. eu perguntei por que que eu estava com isso, qual era o motivo. ela disse que eu provavelmente sentava com postura errada, porque a parte de baixo da minha coluna estava torta para a frente. ela pediu pra eu pegar um "pôster" que estava atrás de mim, eu peguei e entreguei a ela. no pôster tinha um desenho da coluna vertebral. uma coluna normal, ela disse, tem essa última parte em formato de S, mas a sua está reta, ela disse apontando pro raio X. eu não consegui ver direito se estava reto ou não, pra mim podia ser o ângulo, sei lá, mas ela é médica, então balancei com a cabeça e disse que eu tinha entendido. ela disse que isso é comum em quem senta para a frente, "desse jeito", ela disse, e então imitou uma postura exagerada em que a pessoa fica toda torta na cadeira. eu achei aquilo muito estranho porque por um lado a informalidade me assustou e por outro eu me senti ofendido. eu não sento desse jeito, foi o pensamento que me veio à cabeça.

eu perguntei, e agora? ela disse: vou passar um remédio para a dor e o formigamento, e vou te passar 10 sessões de fisioterapia, que você pode fazer aqui mesmo. eu disse "entendi". ela começou a escrever as receitas. então eu perguntei, como que eu posso ter hérnia de disco aos 24 anos? eu tenho desde os 19, ela respondeu, sem tirar os olhos do papel que ela escrevia. ela falou de uma forma fria e eu não gostei. eu perguntei se podia ser por conta da corrida, ela disse que provavelmente, já que como eu não fazia musculação, o meu abdomen era pouco desenvolvido e quando eu pisava no chão todo o impacto ia direto pra minha lombar. eu pensei, nossa se ela sabia disso porque ela não me falou antes, por que eu tive que extrair essa informação dela. eu perguntei se essa dor ia passar, ela disse que sim, eu perguntei se ia ter uma vida normal de novo, ela disse que sim. ela não elaborou, e eu me senti constrangido. ela perguntou se eu queria tomar uma injeção pra passar a dor. eu falei "não sei, deveria?", ela disse que sim. eu falei que então eu queria tomar. ela disse alguma coisa que eu não entendi, e se levantou. eu me levantei e fui atrás dela. quando saí da sala em que estávamos vi que ela estava andando pelo corredor, então perguntei se era pra eu esperar dentro da sala de consulta. ela disse alguma coisa que eu não entendi. eu perguntei de novo, ela disse que era pra eu seguir ela. eu segui ela até o final do corredor. ela me levou pra uma sala e abriu umas caixas e pegou uma seringa e botou um líquido dentro da seringa que ela não me mostrou o que era, e ela perguntou onde eu queria aplicar a injeção. eu achei aquela pergunta muito idiota, e perguntei quais eram as opções. ela desviou o olhar e disse no braço ou nos glúteos. eu falei então é no braço né. ela aplicou no braço, me falou pra segurar o algodão, e eu perguntei se estava liberado. ela disse que sim. eu fui pra sala de espera e peguei a minha carteirinha do plano e meu RG com a mulher do balcão. ela perguntou se eu estava liberado, eu disse que sim, mas que a doutora tinha pedido pra eu fazer fisioterapia. a mulher do balcão disse que a fisioterapia não abria sábado e domingo, e que era melhor eu ligar pra lá na segunda. agradeci e fui embora. do lado de fora do consultório, liguei pra minha mãe e ocntei tudo, e mandei um áudio pra minha namorada contando o resultado da consulta. chamei um uber e voltei pra casa. percebi que não tinha perguntado qual o nome do medicamento dentro da injeção e me senti um imbecil. ela também deveria ter me falado, ela também está errada, pensei.

em casa minha mãe me perguntou se a médica tinha passado uma ressonância magnética, eu falei que não, que ela tinha feito o diagnóstico com base no raio X. ela disse "não pode". meu pai fez a mesma pergunta algumas horas depois quando ele chegou em casa, e a reação dele foi a mesma. ele falou "vamos ver". pedi para ele ir na farmácia comprar os remédios, o que ele fez imediatamente. os remédios se chamavam mioflex e insit. li as bulas quilométricas e pareciam perigosos, mas tomei mesmo assim. a dor aliviou um pouco mas não tanto quanto eu imaginava ou gostaria, devia estar um 5.

na noite de sábado pra domingo eu continuei sentindo o formigamento. apesar dele ter aliviado um pouco, ele ainda estava lá e isso me incomodava. mas acho que o insit me deu sono e eu consegui dormir mesmo assim, esse era o objetivo do remédio segundo a médica.

no domingo dia 23 de maio de 2021 (dia 11), a dor caiu pra um 4 mas eu comecei a sentir uma pressão estranha na minha bexiga. comecei a sentir o formigamento durante o dia, o que achei muito estranho. pesquisei no google mas não encontrei nada conclusivo.

na segunda-feira dia 24 de maio de 2021 (dia 12), eu comecei a sentir uma ardência ao urinar, de vez em quando. de novo comecei a achar que eu estava imaginando coisas, não é possível, isso não tem nada a ver com hérnia de disco. o formigamento no meu saco continuava me incomodando ao longo do dia. comecei a ficar em dúvida se eu realmente tinha "pre-hérnia de disco" ou se eu estava passando por uma crise renal. comecei a imaginar que, se eu estivesse passando por uma crise renal, era imperativo que eu tratasse o mais rápido possível. eu estava confuso e ansioso.

eu decidi ligar para a fisioterapia, uma moça me atendeu. eu expliquei pra ela que eu tinha ido na ortopedista na segunda, que ela tinha passdo a fisioterapia, e tudo o mais. a moça me disse que meu plano não autorizava a fisioterapia imediatamente, e que eu precisava levar o pedido médico lá, e depois aguardar uns 3 dias, pra começar a fisioterapia. eu falei pra ela, poxa moça, mas eu estou com muita dor na coluna, eu não posso ir aí só pra levar o papel. ela disse que não tinha jeito, que era assim que funcionava. eu disse mas poxa, me ajuda moça, não tem como eu te mandar uma foto do pedido pelo whatsapp, e depois eu levo o pedido aí. ela disse que não tinha como, que ela já tinha feito isso no passado, e que as pessoas acabavam não levando o pedido e ela recebia esporro. eu falei pra ela, moça pode ficar tranquila, eu vou levar o pedido aí, eu não vou fazer isso com você, por favor me ajuda. ela ficou em silêncio durante um tempo e pediu pra eu anotar o número do whatsapp dela. eu agradeci diversas vezes e imediatamente enviei o pedido médico por whatsapp, assim como uma foto da minha carteirinha do plano e do meu RG. ela não me respondeu.

à tarde eu tive uma reunião com o meu orientador e contei pra ele sobre o meu diagnóstico. ele empatizou bastante e disse que também tinha sofrido com isso durante 2 meses há algum tempo atrás. ele me contou como foi a experiência dele, e disse que se consultou com excelentes ortopedistas, e que eles disseram pra ele fazer uma sequência de exercícios para o fortalecimento do abdômen. esses exrcícios, segundo ele, iriam expandir a musculatura do abdômen e da região de trás da coluna (o "core"), e esses músculos iriam receber o impacto vindo do chão, além de espaçarem melhor as vértebras. ele falou que ficou fazendo esses exercícios durante algumas semanas e a dor foi indo embora, e que faz anos que ele não sente mais nada, nenhuma sequela. ele disse que ia procurar a sequência de exercícios pra me passar, porque ele não sabia onde estava. falei pra ele que a médica tinha me falado que podia ser por conta da corrida. meu orientador disse que também faz corrida e que acha que isso é balela, que o impacto da corrida vai mais pro joelho do que pra lombar. meu orientador disse pra eu pedir um anti-inflamatório, porque esse remédio que a médica tinha me receitado era relaxante muscular e não ia melhorar nada. eu falei que ia fazer isso.

na terça-feira dia 25 de maio de 2021 (dia 13), a dor caiu pra um 3 mas o formigamento e a pressão na bexiga pioraram. como pode a dor melhorar mas o formigamento e a presão piorarem, eu pensei, as coisas não devem ter nada a ver uma com a outra. continuei confuso e ansioso. a mulher da fisioterapia ainda não me respondeu.

na quarte-feira dia 26 de maio de 2021 (dia 14), a dor e o formigamento continuaram os mesmos. a mulher da fisioterapia me respondeu dizendo que meu plano tinha autorizado a fisioterapia.

na quinta-feira dia 27 de maio de 2021 (dia 15), decidi voltar no consultório. para minha surpresa, o ortopedista que estava disponível não era a médica que tinha me atendido, mas um idoso que a julgar pela fisionomia me pareceu ter votado no bolsonaro. o sobrenome dele era o mesmo do da outra médica, e comecei a pensar que ela provavelmente estava trabalhando no consultório do pai. o médico me cumprimentou com um brofist e falou "e aí vinícius o que você me conta". eu senti e contei tudo pra ele, e foquei especialmente em como a dor tinha melhorado mas o formigamento não. ele não olhou pra mim em nenhum momento enquanto eu falava, exceto ao final da minha fala. ele pediu pra eu levantar, e apertou alguns pontos da minha coluna, e perguntou se doía. eu falei que não, não, não estava doendo em lugar nenhum. e de fato, eu não sentia mais dor, apenas um desconforto forte. ele pediu pra eu me sentar de novo e disse que ia passar um outro remédio pra substituir o mioflex, um remédio chamado miosan F. eu falei ok. ele disse que ia me pedir pra fazer uma ressonância magnética, "de preferência em X", ele disse, sendo X o nome de um laboratório que eu nunca tinha ouvido falar até então. eu falei ok, e fiquei aliviado porque finalmente ia fazer a ressonância que meus pais pediram. ele perguntou "o insit está te deixando meio..." e balançou a cabeça para imitar alguém maluco e zonzo. eu falei que não, que eu tomava antes de dormir e dormia bem. ele falou pra eu continuar com o insit então. eu perguntei pra ele qual a origem do formigamento, ele disse que era porque quando o gel se espalhava, ele tocava o nervo e isso podia causar não só dor, mas também formigamento. eu falei entendi. falei pra ele que a outra médica tinha me recomendado fisioterapia, e perguntei se devia fazer mesmo. ele disse que sim. ele me deu as receitas e falou que passou um remédio só para o formigamento nas pernas, um remédio chamado milgamma, e disse que na sala ao lado do raio X tinha um rapaz que ia me dar amostra grátis. eu peguei as receitas, agradeci, e fui até a sala ao lado do raio X. um homem estava lá, um homem não de jaleco mas com uma camisa social. eu expliquei pra ele, ele prontamente pegou uma caixa e me entregou. ele falou um monte de coisa que eu não entendi, e depois ele perguntou se eu morava perto dali. eu respondi depende, você considera Y como perto daqui? sendo Y o meu bairro. ele falou que sim, e que no meu bairro tinha a farmácia Z, e que se eu fosse lá com essa receita eu conseguiria um desconto, ele disse e botou um adesivo na receita. eu agradeci e fui embora.

em seguida eu fui direto para a fisioterapia, num prédio ao lado. me apresentei para o rapaz no balcão e logo percebi que não era a moça que tinha me atendido, então tive de explicar pra ele mais ou menos qual era o esquema que eu tinha feito com a moça, mas acho que ela deve ter avisado ele porque ele foi bem rápido e disse que já estava tudo certo. eu entreguei o papel pra ele e ele disse pra eu aguardar que iriam me chamar. eu me sentei na sala de espera e fiquei aguardando durante uns 20 minutos, tinha 3 pessoas na minha frente. quando me chamaram, fui pra uma outra sala, e um homem branco calvo semi-gordo com 1.90m na casa de seus 35 anos pediu pra eu entrar numa cabine. ele não estava de jaleco, e me lembrei da minha mãe dizendo que fisioterapeuta não é médico, e decidi chamá-lo pelo nome que ele havia se apresentado, ao invés de doutor. ele pediu pra eu contar a minha história, e eu contei a minha história. ele fez várias perguntas sobre onde estava doendo, o que eu sentia, perguntou se eu corria, se eu tinha diabetes hipertensão etc. ele me causou uma impressão muito positiva e pareceu extremamente atencioso, pensei que aquele homem iria me curar. ele me explicou então que minha fisioterapia consistiria em três atividades. a primeira atividade era uma terapia de ondas curtas, basicamente eu ficaria sentado com uma placa quente nas costas que iria manter uma temperatura constante. a segunda atividade era uma terapia com infravermelho, em que eu receberia luz infravermelha na minha lombar. a terceira atividade era um alongamento. eu falei entendi, tudo bem. ele disse que eu teria que fazer a terapia todo dia, ou no mínimo três vezes na semana, pra que tivesse efeito. eu falei tudo bem, vou fazer todo dia, sem problemas.

ele me botou em outra cabine. nessa cabine tinha uma maca-colchonete e ao lado uma máquina que eu nunca prestei muita atenção mas cujo nome era algo como THERMOMASTER 2000. em cima da maca-colchonete tinha uma toalha de rosto escondendo o que deduzi ser a tal da placa. ele falou pra eu me deitar e posicionar a placa em cima das minhas costas. eu fiz isso. ele falou que ia ligar o aparelho, e que era pra ficar quente, mas não tão quente, e que se estivesse muito quente era pra eu avisá-lo. eu disse ok. ele se retirou e eu fiquei lá deitado olhando para o teto com duas máscaras cirúrgicas cobrindo meu rosto. aos poucos percebi que a placa não estava nem um pouco quente, então depois de alguns segundos chamei ele. expliquei que não estava quente, e ele aumentou. passou alguns minutos e eu percebi que ainda não estava nem ao menos morno. eu chamei ele e pedi pra aumentar, ele aumentou de novo. ainda não estava quente então chamei de novo ele, ele veio e aumentou ainda mais. foi ai que eu comecei a sentir quente, então pensei que devia estar fazendo efeito. passou-se alguns minutos e ele me chamou através da cortina, e disse vinícius está tudo bem aí, eu respondi que sim, ele disse não tá muito quente não, eu disse não, ele disse se estiver muito quente me chama, eu falei tá bom. depois de alguns segundos decidi gritar (para que ele pudesse ouvir), se você quiser abaixar pode abaixar, então ele veio e disse, se você está confortável tudo bem, mas eu retruquei, às vezes minhas costas estão pouco sensíveis sei lá, você é o fisioterapeuta, se você acha que é melhor abaixar então abaixa, é que só agora eu comecei a sentir quente. ele respondeu, isso pode acabar causando uma queimadura séria, acho que é melhor abaixar mesmo, e aí ele abaixou, e então ele disse você estava no 90, ninguém fica no 90. eu pessoalmente levei isso como um elogio, mas não falei isso pra ninguém. fiquei lá deitado com o negócio nas costas e depois de 15 minutos ou algo parecido a máquina começou a apitar, não entendi nada, mas ele logo apareceu e mexeu na máquina e me disse que faltavam 5 minutos. eu falei ok. depois de 5 minutos ele apareceu e falou pra eu me levantar, porque ele iria me levar pra outra cabine. eu fui me levantar e ele disse, quando você se levantar se levante de lado, porque desse jeito que você fez você está forçando a lombar, eu disse ok, obrigado, e desde então eu praticamente nunca mais levantei daquele jeito (de frente0.

nessa outra cabine ele falou pra eu virar de lado e levantar um pouco a blusa, porque ele ia botar uma luz vermelha na minha coluna. ele disse que ia cobrir minhas costas com uma toalha de rosto, e disse pra eu trazer uma da próxima vez, pra não ter que usar uma da clínica. ficou implícito que a razão pra isso era covid. fiquei deitado de lado com a luz nas minhas costas (era realmente uma lâmpada de mesa tipo da pixar só que com uma lâmpada vermelha) e depois de uns 20 minutos ele apareceu e disse pronto acabou vinícius agora vamos fazer o alongamento. ele então me ensinou o alongamento, e eu fiz o alongamento, e eu me despedi dele, e eu fui embora.

na sexta-feira dia 28 de maio de 2021 (dia 16) eu fui pra fisioterapia e fiz a mesma coisa, mas não foi ele que me atendeu primariamente, e sim uma outra fisioterapeuta que eu posteriormente viria a descobrir que era uma estagiária. ela não era tão simpática mas era atenciosa e me passava confiança o que me deixava tranquilo. o formigamento no saco continuou assim como a pressão na bexiga e a ocasional ardência ao urinar.

no sábado dia 29 de maio de 2021 (dia 17) eu acordei e pensei, eu preciso ir num urologista. então eu comecei a procurar urologistas na internet e o primeiro consultório que eu achei não só aceitava o meu plano como também permitia agendamento online e tinha uma consulta praquele mesmo dia, às 12h. então eu marquei e às 12h eu cheguei lá e fui me consultar com um urologista. ele parecia muito inteligente e eu quero que ele seja meu urologista pra sempre. ele falou que eu não estava na lista dele e eu disse que era provavelmente porque eu tinha marcado a consulta pelo site 1h antes. ele disse deve ser isso mesmo, diga lá vinicius, como eu posso te ajudar. então eu expliquei toda a minha história pra ele, especialmente o formigamento na virilha e saco, pressão na bexiga, ardência ao urinar, e falei da dor da coluna. ele perguntou se eu sentia pressão na bexiga antes ou depois de urinar, e eu não soube responder. ele perguntou se a ardência era no início ou no fim da urina, e eu também não soube responder. então ele disse que os sintomas batiam com infecção urinária e disse que ia passar um antibiótico de dose única em sachê chamado monuril, que iria me ajudar com isso. ele me explicou como que se tomava o antibiótico, tinha algum ritual específico de não esvaziar a urina ou totalmente esvaziar a urina. perguntei pra ele se a dor na coluna podia ser renal, ele disse que sim, e ele disse inclusive que é mais comum ter cálculo renal aos 24 anos do que hérnia de disco, e ele perguntou se eu tinha feito ressonância magnética. eu falei que não, então ele disse vou passar uma ultrassonografia. ele falou também que depois de eu tomar o sachê eu deveria esperar 2 semanas e fazer um exame de urina, que ele também passou. e foi isso, a consulta deve ter durado no máximo 10 minutos. eu saí confiante e no estacionamento do consultório liguei para minha mãe e contei como tinha sido a consulta. eu acho que eu devia ser a última consulta do urologista, porque eu encontrei com ele no estacionamento do consultório e foi meio awkward porque eu não sabia se cumprimentava ele ou não. eu não cumprimentei.

mais tarde naquele dia eu tomei o sachê da forma como ele tinha orientado.

no domingo dia 30 de maio de 2021 (dia 18) eu não sentia mais nada na bexiga ou na virilha ou no saco. a única coisa que eu sentia era um leve desconforto nas minhas costas, que não ia embora de jeito nenhum, mesmo com os remédios. não era dor, era como se as minhas costas fossem uma dobradiça que estivesse rígida e rangendo, e meus movimentos estavam rígidos e eu não me sentia confortável no meu próprio corpo. é como se eu estivesse sentindo as minhas costas. sentindo dor? não, sentindo. porque normalmente você não sente que as suas costas existem, mas pra mim elas estavam a todo momento se mostrando presentes. e esse desconforto, que é melhor do que dor, certamente não me deixou confiante pra fazer qualquer coisa minimamente complexa.

na segunda-feira dia 31 de maio de 2021 (dia 19), eu fui fazer a ultrassonografia. as instruções eram beber 4 copos d'água e não urinar, pra que a bexiga ficasse cheia e pudesse ser vista na ultrassonografia. foi isso que eu fiz ao chegar lá, e depois falei pra moça que eu tinha chegado, mas faltava 1h pro meu horário marcado e eu fiquei esperando. eu comecei a ficar apertado, e começou a chover muito, o que certamente não ajudou. então uma moça num balcão me chamou e perguntou se eu já tinha bebido os 4 copos d'água, eu disse que tinha bebido 5 ou 6 há mais de meia-hora, e ela disse pra eu esperar. eu esperei, e uns 15 minutos depois uma moça me chamou pra dentro de uma sala escura com um aparelho de ultrassonografia. a moça estava mexendo num computador e ela falou pra eu me deitar, sem olhar pra mim, e ela disse também pra eu abaixar um pouco a bermuda. enquanto eu fazia o que ela tinha me dito pra fazer, ela começou a falar sobre como estava chovendo horrores, e como ela tinha se atrasado por conta disso. então eu comecei a dar corda e falar sobre como a malha rodoviária ali perto era terrível, e realmente é, e ela concordou e adicionou outros xingamentos ao governo municipal e estadual e eu senti que naquele momento nos tornamos próximos de alguma forma, eu e a médica que iria operar um ultrassom na minha virilha, mas que não tinha olhado no meu rosto até agora. então ela perguntou por que eu estava fazendo o ultrassom, e eu simplesmente disse que era pra ver se tinha algúm cálculo renal, ela disse aham e então pediu pra eu virar de lado. ela passou um gel na região dos meus rins e começou a passar o aparelho do ultrassom, e eu fiquei paradinho, e isso deve ter durado uns 90 segundos, e depois ela pediu pra eu virar de frente pra olhar (imagino eu) a bexiga, e isso deve ter demorado 10 segundos, e ela disse pronto vinicius você está liberado, só estou vendo um calculo muito pequeno de 0.4cm, que pode inclusive sair na urina sem ninguém perceber, certamente não é algo pra se preocupar. e eu falei, mas e na bexiga doutora, e ela disse na bexiga não tem nada. eu achei aquilo muito estranho porque ela passou muito pouco tempo na minha bexiga e a pressão que eu sentia era na bexiga e não nos rins, mas eu decidi ir embora, ela tinha passado mais tempo comigo falando sobre o trânsito do que fazendo a ultrassom de fato, eu fiquei me sentindo meio estranho, será que eu devia pressionar essa médica, será que eu estou sendo negligente ao aceitar isso, que tipo de pergunta eu deveria fazer. mas eu me levantei, botei minha bermuda de novo e fui embora da sala. 10 segundos depois de ter saído da sala eu pensei, caramba, meu pai tinha me dito que ele já tinha feito ultrassom da bexiga e que era pra eu esvaziar a bexiga e depois voltar, será que eu fiz o exame errado? então eu voltei na sala e perguntei pra médica, doutora eu não tenho que esvaziar a bexiga e voltar não? e ela tomou um susto com o meu retorno, e disse não, isso é só pra próstata, o que faz muito sentido porque o meu pai tem problema na próstata. então eu saí do laboratório. em seguida eu fui na fisioterapia de novo.

na terça-feira dia 1 de junho de 2021 (dia 20), eu fui na fisioterapia de novo e os sintomas continuaram os mesmos: desconforto, e nada na bexiga ou virilha ou saco

na quarta-feira dia 2 de junho de 2021 (dia 21), eu fui fazer a ressonância magnética. não quero entrar em detalhes mas foi muito mais tranquilo do que eu imaginei, e eu tive que tirar a bermuda de novo. depois eu fui na fisioterapia.

na quinta-feira dia 3 de junho de 2021 (dia 22), eu não fui na fisioterapia porque estava tendo tiroteio perto da minha casa.

na sexta-feira dia 4 de junho de 2021 (dia 23), eu fui na fisioterapia.

no sábado dia 5 de junho de 2021 (dia 24) e no domingo dia 6 de junho de 2021 (dia 25), absolutamente nada aconteceu.

da segunda-feira dia 7 de junho de 2021 (dia 26), à quinta-feira dia 10 de junho de 2021 (dia 29), eu fui na fisioterapia.

na sexta-feira dia 11 de junho de 2021 (dia 30), meu plano era terminar a fisioterapia, mas teve um tiroteio perto de casa e decidi não sair.

no sábado dia 12 de junho de 2021 (dia 31), eu fui fazer o exame de urina, e em seguida fui ao meu ortopedista idoso levar o resultado da ressonância magnética. eu entrei no consultório e ele me cumprimentou com um brofist e disse, e aí o que você me conta. e eu tive que explicar tudo pra ele, o que foi bem desagradável, porque estava claro que ele não se lembrava de mim ou o que eu estava fazendo ali. tudo bem, não tem problema, eu não espero que os médicos se lembrem de mim, mas ele pelo menos deveria ter um histórico pra consultar ou coisa do tipo. e aí eu concluí com "e eu vim trazer a ressonância que o sr. pediu", e eu entreguei a ressonância pra ele. no envelope da ressonância tinha um laudo e um CD. ele abriu, pegou o laudo e falou não trouxe as imagens né, e eu respondi que as imagens estavam no CD, e ele disse que ele não tinha entrada pra CD, e eu disse que as imagens estavam no site do laboratório, eu poderia entrar no computador dele se ele quisesse, mas ele disse que não, que nem queria ver a imagem, "era só pra te mostrar mesmo, eu só quero o laudo", ele concluiu. eu achei desconfortável. então ele falou, é você está com uma hérnia de disco, e eu respondi, tem certeza? ele disse sim, eu falei, mas não é uma pré-hérnia? uma protrusão? ele falou não, é uma hérnia. eu achei isso muito estranho porque não está escrito hérnia de disco no laudo mas sim um abaulamento discal o que segundo o google é uma pré-hérnia de disco como a outra médica havia me dito. então ele falou que era pra eu terminar a fisioterapia e voltar nele pra continuar o tratamento. eu falei que tudo bem, mas eu perguntei, doutor hoje faz 1 mês que eu estou com essa dor, a dor foi embora mas agora resta um desconforto, e esse desconforto não vai embora de jeito nenhum, isso não vai embora não? ele disse precisamos esgotar todos os tratamentos, não dá pra saber o que vai funcionar, etc. eu falei tudo bem, meio sem esperanças, e fui embora do consultório, pra casa.

no domingo dia 13 de junho de 2021 (dia 32), absolutamente nada aconteceu.

na segunda-feira dia 14 de junho de 2021 (dia 33), eu fui na fisioterapia, e fiz a minha décima e última sessão. eu me despedi dos dois fisioterapeutas, e em seguida fui ao ortopedista da clínica. então ele me cumprimentou com um brofist e disse e aí o que você me conta, e eu tive que explicar tudo de novo pra ele, porque ele não se lembrava de mim de novo, o que me deixou muito furioso, eu já estava sem paciencia com esse ortopedista, pra piorar ele nem conversou comigo, ele só perguntou "eu já te passei RPG?" e eu respondi que não, e ele me receitou um RPG e disse pra eu procurar algum lugar pra fazer porque ali na clínica não fazia. então eu levei o pedido médico pra casa e agradeci.

a essa altura do campeonato eu estava com esse desconforto praticamente o dia inteiro, às vezes melhorava, às vezes não, eu não estava confiante pra caminhar ou sair de casa, porque o desconforto se fazia presente. não era dor, graças a deus não era dor, mas eu certamente não estava curado. então eu falei, quer saber de uma coisa, eu vou fazer o que eu fazia na fisioterapia em casa, só que mais frequentemente. então eu comecei a, três vezes por dia, botar uma bolsa térmica nas costas durante uns 20 minutos e fazer os alongamentos que eu aprendi na fisioterapia. eu fiz isso dos dias 14 de junho (dia 34) ao dia 18 de junho (dia 38), ou seja, de segunda a sexta. na hora aliviava bastante, e eu passava 1 ou 2 horas sem desconforto, mas logo ele voltava.

no sábado dia 19 de junho de 2021 (dia 39), eu fui levar o resultado do meu exame de urina no urologista. quando eu entrei no consultório ele disse, e aí vinícius trouxe os exames, e naquele momento eu quase chorei de alegria: meu deus, um médico que se lembra de mim, é um milagre. eu entreguei o resultado da ultrassonografia e do exame de urina pra ele, e ele olhou primeiro o exame de urina, e disse: tudo normal, ótimo. e depois ele olhou pra ultrassonografia, e disse, é, tem um cálculo bem pequenininho aqui, na verdade pode nem mesmo ser um cálculo... eu vou passar uma tomografia para vermos melhor, ok? a tomografia tem mais alta resolução, então vai dar pra ver se é um cálculo, ou uma calcificação do [palavra que eu não entendi]. eu falei ok. enquanto ele escrevia o pedido médico no computador (porque ele imprimia o pedido médico ao invés de escrever, ao contrário do meu ortopedista), eu falei pra ele: acabou que eu fiz a ressonância magnética, e estou com hérnia de disco mesmo.

"L4 L5?"

"isso"

"igual a mim"

e naquele momento eu me senti bem. eu disse pra ele, e até agora a dor não foi embora acredita, e ele respondeu, a crise demora mesmo. eu falei que fiz 10 sessões de fisioterapia e não tinha ajudado muito, e ele disse que fisioterapia ajuda mas a dor dele só tinha passado depois que ele começou a fazer exercícios, ou seja, ele falou a mesma coisa que o meu orientador. eu falei, que tipo de exercícios. e ele respondeu, "ah, abdominal, tinha um que você deitava no chão e fingia que ia voar, algo assim". então ele continuou digitando e eu falei, no RPG eles passam isso? e ele respondeu, "acho que sim". então eu peguei o meu pedido de tomografia, me despedi, e contei tudo pra minha mãe no estacionamento do consultório, e eu encontrei ele de novo no estacionamento do consultório, e foi awkward de novo.

quando cheguei em casa pensei, quer saber de uma coisa, eu preciso desses exercícios que as pessoas tanto falam. então eu entrei no youtube e procurei exercícios pra hérnia de disco L4L5, e encontrei múltiplos canais brasileiros focados apenas em pessoas com problema na coluna, o que eu achei muito engraçado apesar de ser totalmente previsível. eu encontrei dois vídeos em particular que me pareceram de pessoas qualificadas: rafael souza https://www.youtube.com/watch?v=Cq6vsov75EM e michelle pontes https://www.youtube.com/watch?v=inmJE19UdJU então eu fiz uma vez cada uma das séries que eles apresentam. os comentários dos vídeos também me ajudaram porque são repletos de histórias de pessoas que passaram por coisas muito piores do que eu, pessoas que ficaram incapacitadas durante mais de um ano, sem conseguir melhorar, pessoas que tentaram realmente de tudo, até mesmo cirurgia - a mesma situação do meu pai. se até elas conseguiram se recuperar, então eu certamente iria me recuperar.

no domingo dia 20 de junho de 2021 (dia 40), eu fiz os exercícios de novo. o desconforto estava claramente diminuindo, o que me deixou muito contente.

na segunda-feira dia 21 de junho de 2021 (dia 41), eu comecei a sentir uma leve dormência na minha perna esquerda. eu fiz os exercícios de novo.

na terça-feira dia 22 de junho de 2021 (dia 42), a dormência continuou. então eu percebi que algo estava errado, e parei de fazer os exercícios da michelle pontes, porque eles eram os que mais me faziam sentir cansado depois, realmente puxavam a coluna. fiz só os do rafael souza, e botei bolsa térmica em alguns momentos.

na quarta-feira dia 23 de junho de 2021 (dia 43), eu fiz os exercícios do rafael souza em três momentos ao longo do dia, e a dormência diminuiu um pouco, mas continuou forte. eu comecei a pensar que poderia ser outra coisa - como pode a dor diminuir e a dormência aumentar?

na quinta-feira dia 24 de junho de 2021 (dia 44), eu decidi caminhar por 5 minutos em círculos no meu terraço, pra ver se ajudava com a dormência. eu também fiz os exercícios. eu caminhei em círculos porque, se eu caminhasse na rua e sentisse as costas repuxando, eu teria que andar tudo de novo só pra conseguir voltar. então se é pra andar em círculos eu prefiro andar dentro de casa.

na sexta-feira dia 25 de junho de 2021 (dia 45), eu caminhei em círculos por 10 minutos e fiz os exercícios.

no sábado dia 26 de junho de 2021 (dia 46), eu caminhei em círculos por 15 minutos e fiz os exercícios.

no domingo dia 27 de junho de 2021 (dia 47), eu caminhei em círculos por 20 minutos e fiz os exercícios. a dormência tinha ficado imperceptível.

na segunda-feira dia 28 de junho de 2021 (dia 48), eu caminhei em círculos por 25 minutos e fiz os exercícios. o desconforto estava indo quase totalmente embora.

na terça-feira dia 29 de junho de 2021 (dia 49), eu caminhei em círculos por 30 minutos e fiz os exercícios.

na quarta-feira dia 30 de junho de 2021 (dia 50), eu caminhei em círculos por 35 minutos e fiz os exercícios.

na quinta-feira dia 1º de julho de 2021 (dia 51), eu caminhei em círculos por 40 minutos e fiz os exercícios.

na sexta-feira dia 2 de julho de 2021 (dia 52), eu caminhei em círculos por 45 minutos e fiz os exercícios. eu faço os exercícios antes de caminhar e depois de caminhar. eu não sinto dor depois de caminhar. a dormência não existe mais. eu tento não ficar sentado durante mais de uma hora, tento sair pra caminhar por uns 10 minutos pela casa, vou no terraço, vejo se minha mãe precisa de ajuda em alguma coisa, vou lavar a louça. é essencial não ficar sentado durante muito tempo, como estou fazendo agora. prefiro até ficar deitado de vez em quando.

no sábado dia 3 de julho de 2021 (dia 53) eu escrevi esse relato.


a maioria dos problemas de saúde "normais" se resolvem em alguns dias, ou no máximo, em 1 ou 2 semanas. em contrapartida, o tempo médio de recuperação pra uma crise lombar é de 2 a 3 meses, o que no início me parece mentira, mas agora já vi que é verdade. eu ainda não estou 100%, mas posso dizer com confiança que estou enxergando o fim do túnel. pode ser que o negócio piore? pode, claro, mas tomara que não. eu ainda nem sei se tenho realmente hérnia de disco ou "pré-hérnia de disco", e em algum momento pretendo descobrir. eu tenho que voltar no médico. eu estou escrevendo esse texto há 5 horas e preciso me levantar urgentemente.

minhas costas doem.


Comentários