readme.txt

Entre os anos 90 e 2000, centenas de jogos em CD-ROM foram vendidos em bancas por todo o Brasil, acompanhando revistas como CD Expert, Fullgames, CD-ROM Criança, e muitas outras. Porém, apesar desses lançamentos terem deixado marcas nas memórias de toda uma geração, ainda é muito difícil encontrar informações sobre a maioria desses jogos, sem falar em versões pra download. Frequentemente, a existência do jogo é tão difícil de provar que a pessoa acaba se convencendo de que estava delirando!

Afim de exorcizar memórias e traçar um caminho por esse oceano de jogos obscuros, em 2020 eu comecei a procurar esses jogos, torná-los publicamente disponíveis, catalogar tudo que é conhecido sobre eles, e gravar gameplays completos do que estivesse à disposição. É uma tarefa enorme, porém graças ao esforço voluntário e colaborativo de dezenas de pessoas, mais de 200 jogos obscuros já foram encontrados! Como os jogos infantis são os mais difíceis de se encontrar, eles têm sido o foco do esforço até agora.

Meu papel nesse processo é de mero organizador: graças ao sucesso do canal do YouTube, muitas pessoas entram em contato comigo me contando sobre suas próprias coleções pessoais de CD-ROMs. Eu faço a curadoria desses jogos, ensino a extrair o arquivo .ISO caso necessário, e subo o jogo no Internet Archive - obviamente dando todos os créditos de preservação à pessoa que guardou os CDs por tantos anos, e que teve o esforço de extraí-los e compartilhá-los com o resto do mundo. Graças a esse sistema, estamos gradualmente recuperando as memórias de milhares de pessoas.

Esse site é a central do projeto. Clique no menu à esquerda pra navegar pelas páginas e descubra tudo sobre CD-ROMs que você sempre quis saber mas tinha medo de perguntar. Um guia rápido de onde está o quê:

Imaginemos! 3 Coelho Sabido Jardim Aventuras na Ilha X Escola Diversão: Meus Primeiros Passos Max e a Fórmula Secreta 101 Dálmatas: Livro Animado Interativo

Se você tem CD-ROMs por aí e gostaria de colaborar com o projeto, por favor entre em contato! É possível que você tenha em mãos a memória perdida de outra pessoa!