revistas de jogos

nas décadas de 90~2000, grande parte dos jogos eram vendidos em revistas. basicamente, cada edição da revista vinha com um CD-ROM que você podia botar no PC, e a revista tinha informações sobre o jogo e sobre algumas outras coisas vagamente relacionadas. as principais revistas dessa época que vinham com CD-ROMs infantis eram a CD Expert Kids, a CD-ROM Criança, a CD-ROM Aventura, e a Revista Divertire.

em seguida, tento apresentar o que sei sobre cada uma das revistas. existem muitas poucas edições escaneadas dessas revistas, então o que eu sei é inferido a partir do pouco que existe. se você tiver mais informações, pelo amor de deus entre em contato comigo pra eu poder atualizar essa página.

CD Expert Kids

é de onde vem a maior parte da minha coleção. a CD Expert era uma revista bastante popular que vinha com jogos mais "sérios" e "adolescentes" (com carros, dragões e mulheres nuas, presume-se), e em fevereiro de 1997 foi lançada a sua versão infantil, intitulada CD Expert Kids. não tenho fonte específica pra essa data de lançamento, mas tenho certeza que a edição 9 da CD Expert Kids foi lançada em outubro de 1998 (fonte).

os jogos da CD Expert Kids eram normalmente localizações de jogos estrangeiros, embora de vez em quando eles também publicassem jogos nacionais (como Gustavinho em o Enigma da Esfinge e Aventuras na Ilha X). acredito que em algumas ocasiões eles também republicassem jogos que já tinham sido lançados no Brasil, como por exemplo os jogos da série "Téo" (que foram publicados pela Publifolha em 1997, e republicados pela CD Expert Kids posteriormente).

no início os CD-ROMs só vinham com os jogos, mas a partir da edição nº 17 eles começaram a enfiar um monte de conteúdo no CD, usualmente vídeos feitos por repórteres mirins sobre qualquer coisa que uma criança possivelmente poderia estar interessada (p. ex.: "uma viagem ao Beto Carreiro", "a história dos Vídeo Games", "um dia no Hopi Hari", etc). esses vídeos são bem engraçados, e eu gosto bastante deles. o preço a se pagar é que a capa dos discos foi de "imagens bacanas" pra "ei pessoal quem contratou o renato". case in point, a edição nº 16 e a nº 17:

 

aliás, pra saber a edição de um CD da CD Expert Kids, basta dar uma olhada no texto inscrito perto da borda do CD: normalmente tem algo como "CDEK_39" (significando a edição 39).

de qualquer forma, é indiscutível que a CD Expert Kids foi uma das revistas mais populares de CD-ROMs infantis no brasil. eu digo isso com base nas visualizações do canal, e também com os comentários que recebo: fica claro que as pessoas tem muito carinho por séries como Imaginemos! e Oscar o Balonista.

em algum momento, a CD Expert Kids foi encerrada. eu não tenho a menor ideia de quando isso foi, mas o CD-ROMs mais recente que tenho em mãos é a edição nº 39 - "E.T.: O Extraterrestre" - lançada em 2002, então é seguro dizer que ela ficou em circulação por pelo menos 3 anos. UPDATE: encontrei uma fonte contemporânea que referencia a edição nº 44 da revista, do jogo "Brincando com Senninha e sua Turma". nenhuma data é mencionada.

segue abaixo uma lista dos jogos da CD Expert Kids. repito: se você tiver mais informações, por favor entre em contato!

CD-ROM Criança

a revista CD-ROM Criança é um enigma pra mim. a 1ª edição da revista CD-ROM Criança foi lançada em 1997 (creio eu), e consiste apenas num menu com um gif de um palhaço e 5 mini-games simples (jogo da memória, quebra-cabeça, pintar a figura, etc)... não é o que eu chamaria de um lançamento de qualidade. ainda assim, essa foi a revista responsável por (re-)publicar no brasil diversos jogos da Disney!! como?

em um comentário no youtube, o camarada Daniel Cabral diz que a revista teve 4 fases distintas:

existe pouquíssima informação sobre essa revista hoje em dia. nunca encontrei nenhum scan na internet, e eles não botavam muita informação nos CD-ROMs em si: mesmo com o CD em mãos, é difícil dizer a qual edição ele pertence! (alguns dos CDs tem o número no nome da ISO, por exemplo "CDCRIA4", mas nem todos). a data dos CDs também é pouquíssimo clara, já que não tem nenhuma indicação oficial e a data dos arquivos da ISO não é confiável.

na prática, grande parte do que eu sei dessa revista é por fontes secundárias; uma das maiores é o site visão educacional, uma empresa que re-vendia revistas na época e cujo site continua no ar mesmo depois de tanto tempo. outra coisa que eu faço é procurar anúncios no mercadolivre de gente vendendo revistas individuais - normalmente o vendedor põe uma foto da capa e o número.

dito isso, segue abaixo a lista completa dos jogos da revista CD-ROM Criança que eu conheço. eu não tenho certeza de nenhuma data, dado que faltam as revistas:

Disney Collection:

Coleção Turma da Mônica:

CD-ROM Aventura

se a CD-ROM Criança é um enigma, então a CD-ROM Aventura é uma conspiração. muita gente pede jogos dessa revista, mas eu nunca tive nenhum jogo dela na minha coleção - o que é realmente estranho considerando que minha mãe era bem indiscriminada quanto a qual revista ela comprava. eu tenho a forte suspeita de que essa revista só era vendida em são paulo, mas não tenho como confirmar isso.

a maior fonte de informações sobre a revista é o site "www.cdaventura.com.br", que foi parcialmente preservado pelo Wayback Machine. praticamente nenhuma imagem sobreviveu, mas pelo texto dá pra perceber que o site tinha alguns joguinhos que te davam pontos (chamados de blupers), e você podia usar os pontos pra trocar por prêmios. não entendi como a revista se encaixa nisso tudo, mas acho que você ganhava blupers por comprar a revista também.

pelos jogos, consigo induzir o seguinte: todos os jogos eram desenvolvidos por uma equipe da própria revista (!!), todos eles tinham algum modo multiplayer, e todos eles eram uma "coleção de minigames" conectados por uma leve história. eu ainda não cheguei a completar nenhum dos jogos da revista (farei isso em breve), então não sei se mais alguma informação vai ser revelada.

uma notícia boa é que a página de "edições" do site também foi preservada, então existe uma lista extremamente confiável de todos os jogos que foram lançados pela revista até março de 2002 (data do snapshot). segue:

Divertire

a Divertire foi uma empresa brasileira fundada em 1998 que ficou famosa por publicar o Coelho Sabido no brasil, além de outras séries menos conhecidas como Os Caça-pistas e Bíblia para crianças. aparentemente, eles também tiveram uma revista onde eram publicados jogos periodicamente. eu tenho pouquíssima informação sobre essa revista: apesar do site da divertire estar de pé até hoje, ele não fala nada sobre isso. tenho a impressão de que ela não durou muito tempo, e/ou que flopou hard.

essa especulação é induzida pelo histórico do site. versões dele foram preservadas ao longo dos anos pelo Web Archive, e dá pra acessar uma página de "revistas", cuja última versão preservada é de novembro de 2001. essa versão cita só 5 jogos, o que dá a entender que a revista só teve 5 edições.

vale lembrar que 2001 é só a última versão do site em termos cronológicos. na verdade a revista foi lançada alguns anos antes (a única scan da revista que existe na internet é da edição nº 3, confirmadamente lançada em novembro de 1999). então supondo que a revista fosse publicada mensalmente, isso significa que a 5ª edição foi publicada no início de 2000, mas mesmo no final de 2001 não tinha nenhuma informação sobre outras edições no site? fica subentendido que a revista não teve mais lançamentos.


atualizado pela última vez: 2021-10-29