./julho 2023

[num quiosque de sorvete, num parque em madri]
PAI: oi bom dia
VENDEDOR: buenos días
PAI: me vê um de chocolatch fazendo favor
VENDEDOR: cuál?
PAI: chocolatch
VENDEDOR: *pega o de chocolate e põe na bancada*
PAI: agora me vê um de côco. cê tem côco aí?
VENDEDOR: ...???
FILHO: deixa comigo, pai. *olha pro cartaz atrás do vendedor*: ali! cóquie! sabor cóquie.
VENDEDOR: *pega um sorvete de cookie e põe na bancada*
PAI: agora fechou né
FILHO: vamo pedir um terceiro e aí a gente divide
PAI: beleza. *olha pro cartaz* vou querer aquele de amendoim ali ó
VENDEDOR: cacahuete?
FILHO: ih pai ele tá falando que acabou
PAI: quê?
FILHO: ele falou que acabou o de amendoim
VENDEDOR: *põe o de amendoim na bancada*
FILHO: ih eles tinham outro! mó sorte kk
[eles pagam e vão embora. fim da cena]

[na loja de souvenirs do monastério, gerenciada por 2 jovens de menos de 23 anos]
eu: buenas :) *põe um pote no balcão da loja*
vendedora: ohh, qué bonito!!! cuanto cuesta?
eu: ??? está escrito que son 3 euros
vendedora: vale. *saca um caderno e começa a escrever. vira pra outra vendedora* como llamo... esto? *manuseia o pote como se fosse um objeto alienígena*
vendedora 2: yo que sé... "bote".
vendedora: perfecto. "bote".

"quieres jugar a carlos?"
"carlos?"
"carl os duty"


julho! julho. o que dizer de julho?

primeiro de tudo, julho foi um calor do caralho. quando eu cheguei aqui na Espanha, eu adorava fazer piada do estilo "bahahaha vcs não sabem o que é calor de verdade seus europeus estúpidos bahaha" mas desde então eu fechei a matraca porque o calor daquilo é sem dúvida PIOR do que o rio de janeiro, algo que me parecia impossível. duas razões: (1) aqui em madri é seco Para Um Caralho (imagine 45 graus... em Brasília), e (2) sabe aquele fresquinho que começa a fazer de noite no rio? pois bem aqui ele não existe porque o sol se põe às fodendo dez da noite no verão. o sol não apenas é forte e insuportável como ele é inevitável durante quase todo o momento em que o ser humano está desperto e realizando suas atividades. então sim, o calor de madri é pior do que o do rio -- uma curiosidade interessante, se não fosse dolorosa!!

e falando em verão, julho é o último mês que os espanhóis trabalham, porque em agosto eles têm um negócio chamado Férias de Verão: a cidade fica vazia e todo mundo viaja (sim, isso existe fora dos desenhos animados! surpresas por todos os lados aqui). estou falando de um mês inteiro de férias sincronizadas, em que você anda pela rua e 5 a cada 10 lojas tem um cartaz na porta: "cerrado por vacaciones, volvemos el 1 de septiembre". e depois dizem que o brasileiro que não gosta de trabalhar!!! (curiosidade interessante: o ano letivo espanhol começa em setembro, não no início do ano como no brasil. é um fato insignificante mas me chocou muito)

tudo isso pra dizer: agosto a universidade fecha, então julho foi o último mês que eu passei na universidade -- i.e. na minha rotina à qual eu fiquei tão acostumado. e apesar de eu só voltar pro Brasil na primeira semana de setembro, acabei sentindo como se julho fosse um mês de término de alguma forma, já que depois eu só vou me encontrar com meus amigos pra dizer tchau. e isso me deixou bem melancólico ! de ficar andando pelos corredores desertos de uma universidade em pré-férias e ficar conversando comigo mesmo: "lembra daquele dia que..."

meu coração é a foto de um lugar vazio!

em compensação, por ser agosto um mês de férias, eu supostamente deveria ter mais tempo livre pra trabalhar em projetos pessoais (algo que eu não faço faz um tempo), então vamos ver o que nos espera neste mês que vem aí. é foda pq nesse calor do cacete não dá vontade de fazer nada, mas tenho certeza de que vou persistir!!