./setembro 2023

El señor del rayo x: "DE QUIÉN ES LA MALETA AZUL?"
yo: "es mía señor"
El señor: "hay un dispositivo electrónico que no reconozco"
yo: "es una placa madre"
El señor: "ni idea qué es eso"
yo: "es un dispositivo electrónico"
El señor: "sácalo"
yo: *lo saco e lo enseño*
El señor: *no dice nada*
yo: *no digo nada*
El señor: *sigue no diciendo nada*
yo: ...*con el culo apretadito* puedo irme?
El señor: *sigue mirándome sin decir nada*
yo: ...*con el culo un poco más flojo* osea, puedo irme, verdad señor?
El señor: .............................sí.


estou de volta!! depois de 1 ano morando na espanha, retornei para a minha terra natal onde vivia, o saudoso rio de janeiro. reencontrei a família, alguns dos amigos, e matei uma saudade que fazia tempo que eu estava guardando: conversar com alguém no seu idioma materno. foi gostoso!!

naturalmente, todo mundo que me vê me pergunta a mesma coisa: "como tá sendo esse retorno?", e a resposta que eu dou é: "mais fácil do que eu pensava!". infelizmente, é a verdade -- no começo eu olhava pra tudo e pensava: nossa, lembra como na espanha era diferente?, mas depois de dois dias o impulso se foi e os velhos hábitos engataram de novo; em retrospecto, é claro que morar 25 anos no mesmo país tem um certo efeito sobre a pessoa que é impossível de tirar, até com Vanish. a minha rotina voltou a ser quase exatamente a que ela era antes de eu sair, e às vezes tenho a sensação de que esse 1 ano na espanha foi um grande sonho...

mas é uma ilusão -- as coisas não vão continuar nessa estagnação bizarra, não por muito tempo. logo eu vou me mudar da casa dos meu pais pra morar com a silvia, e assim restauraremos um pouco do que tornou aquele 1 ano tão especial. nesse meio-tempo, tenho aproveitado pra ser o mais produtivo possível, o que chegou a me assustar inclusive: em setembro desenvolvi um ritmo de *gesticula* fazer coisas *gesticula* que me agrada imensamente e segue até hoje, e que deve acabar simplesmente por razões físicas: estou relembrando (dolorosamente) que nenhum corpo humano foi feito pra ficar 14h na frente do computador todos os dias. quando eles falaram sobre "trabalhar enquanto eles trabalham" e "fazer páginas pessoais se dedicando a internet enquanto eles dormem", ninguém mencionou dor nas costas!!

mas não são só razões físicas, na verdade -- eu também tenho me questionado bastante sobre onde eu quero chegar com a minha Obra(TM). o que eu quero que "vinizinho.net" seja? um tributo a sites pessoais? um templo de preservação digital? uma coleção de projetos divertidinhos que te fazem perder 1 hora da sua noite de quarta-feira? na verdade, quem eu quero que "vinizinho" seja? qual a minha ambição? o que eu preciso ter feito antes de morrer? o que eu quero fazer antes de morrer? essas perguntas são iguais?

ao mesmo tempo que esses são todos questionamentos relevantes, eu também acho que eles são um sinal de que eu preciso parar de olhar pra isso tudo tão de perto. então eu vou aproveitar esse retorno, e esses meses de interstício, pra focar um pouco mais em outras coisas -- principalmente na minha saúde (a espanha me tornou uma criatura sedentária) e nas minhas amizades (a espanha me tornou uma criatura carente). e com um pouco de sorte e ajuda divina, tudo vai se ajeitar.