Como rodar CD-ROMs antigos?

Se você já tentou rodar um desses jogos antigos no seu computador, deve ter percebido que eles não funcionam muito bem. A maioria nem roda, e quando roda, apresenta problemas nos gráficos ou nos sons.

Isso acontece porque esses jogos antigos são incompatíveis com versões mais recentes do Windows. Pra conseguir executá-los, é preciso utilizar um software chamado máquina virtual, que vai te ajudar a simular um Windows antigo. Se você está familiarizado com o conceito de "emulador", é basicamente a mesma coisa, exceto que o sistema operacional sendo emulado não é um videogame e sim um Windows.

Instalar e rodar uma máquina virtual não é uma tarefa impossível, mas pode ser difícil para alguém sem muita familiaridade com computadores. Não desista! Abaixo estão alguns tutoriais que acreditamos serem bons, e que podem te ajudar no nível passo-a-passo:

> Máquina virtual: Como criar uma e usar, pelo blog "Do Baú Games"

> Máquinas virtuais, pelo blog "Bem Antigo"

> Como instalar Windows XP com VirtualBox, pelo canal Prof. Diogo Pulatti

Se os tutoriais acima não te ajudarem, pode procurar qualquer tutorial que ensine a instalar Windows 98/2000/XP usando máquina virtual! Qualquer um deles serve. Depois de instalado, basta ir em "Dispositivos > Disco Ótico > Selecionar Imagem" na barra de tarefas da máquina virtual pra abrir o jogo. Esse vídeo mostra como abrir os jogos, no instante 4:30.