Relatórios da Casa Garsinia

a casa

a casa Garsinia domina sobre o território de Blodyn, ao sul do continente de Lywik. Blodyn é conhecido por suas belas paisagens e seus recursos abundantes - diz-se que o slogan da região é que "nada falta em Blodyn... só você!". os camponeses são produtivos e não há histórico de desastres naturais ou invasões - de fato, quando Blodyn acaba se envolvendo em alguma guerra, em geral sua postura é de simplesmente se render ao lado que está ganhando: desse jeito tudo se resolve mais rápido e podemos voltar às nossas vidas normais.

o exemplo mais recente foi na guerra Ankist-Mhuir de 143. até então, Blodyn fazia parte do reino de Mhuir, porém assim que os exércitos de Ankist chegaram no golfo de Isorropia (a piscina de Blodyn), a casa Garsinia determinou rendição absoluta. em qualquer outra região, os camponeses estariam furiosos por uma casa tão broxa estar no poder, mas em Blodyn isso era apenas uma terça-feira comum, e na verdade os Blodynenses em geral julgaram aquela decisão como sendo a mais responsável.

é esse tipo de coisa que faz as outras casas olharem para os Garsinia como fracos, preguiçosos ou fatalistas. a verdade é que a casa simplesmente está preocupada com outras coisas.

como o ser humano pode se melhorar através do autoconhecimento? qual o papel da arte na vida humana? será possível construir um futuro melhor com a ciência? essas são as perguntas importantes - não quem é o governante do mês. o que os Garsinia chamam de "pensar a longo prazo", as outras casas chamam de "estar no mundo da lua".

como uma atitude dessas sobrevive até hoje? um pouco de sorte, certamente, mas só isso não explica muita coisa. a verdade é que apesar das reclamações, todos sabem que muitas das inovações tecnológicas e científicas vem de Blodyn, muitas das melhores músicas e pinturas vem de Blodyn, e muitas das ideias que acabam mudando o mundo vem de lá.

se algum dia Ankist tiver a chance de transcender os problemas terrenos e se tornar algo maior e mais absoluto, será graças a Blodyn.

o conselho

no ano 187, uma grande peste se alastrou por alguns vilarejos de Solad, e milhares de camponeses começaram a passar fome, incapazes de produzir qualquer coisa em suas plantações. devido a algumas circunstâncias específicas que foram largamente esquecidas pela história, toda a atenção do reino foi voltada para isso, e a resolução bem-sucedida deste evento - dentre outros - levou o rei Harald IV a receber a alcunha O Benevolente.

a casa Garsinia desempenhou um papel crucial nessa história toda: foi Blodyn que enviou toneladas de alimento para Solad, e foi em Blodyn que a cura para a peste foi desenvolvida. tal importância levou o rei a reconhecer os esforços da casa e a chamar um de seus líderes - o naturalista Vigo Garsinia - para passar um tempo em Lybra e discutir possíveis investimentos na medicina, para prevenir que coisas similares ocorressem no futuro.

ao longo dos meses, os dois se tornaram bem próximos, e não houve nenhuma surpresa na corte real quando Vigo foi chamado para representar Blodyn no conselho, após um desentendimento entre o rei e Coden ter deixado uma vaga em aberto. infelizmente, Harald não teve muito tempo para ver Vigo no conselho, considerando que morreu poucos dias depois dessa decisão.

foi neste contexto que Vigo se viu no conselho do príncipe Harald V, que agora se tornava rei.

ERA I

Regente: Rei Harald V
Representante: Vigo Garsinia

poucas informações datam desta era. o reinado de Harald V é lembrado principalmente pelo aumento das tensões nas fronteiras ao norte, visto os rumores que cercavam os Enkhali e suas incursões nas montanhas de Fola Fuar.

o papel de Vigo no conselho foi praticamente invisível, e na verdade sua participação estava sendo reconsiderada por Harald V - visto que ele não compartilhava da espiritualidade de seu pai e os marqueses de Tork estavam se mostrando muito mais relevantes, tanto pelo seu posicionamento geográfico quanto pelo seu domínio sobre o recém-descoberto ferro vermelho. porém, isso não deu em nada, dado que Harald V teve um ataque cardíaco aos 30 anos enquanto ia ao banheiro.

ERA 2

Regente: Rei Phobetron
Representante: Valar Garsinia

com a redução das tensões ao norte, o reino pôde tornar sua atenção a outros pontos. o sucessor de Harald V foi Phobetron, o primeiro, e seu reinado foi marcado por diversas infortúnios.

o maior dos infortúnios caiu sobre Tiryll. uma grande seca assolou a região por longos meses, de modo que seus milhares de camponeses começaram a passar fome. neste contexto, a única saída era aceitar o trigo cinza de Mhuir, uma mercadoria nova e barata que acabara de chegar aos mercados. a casa Dudhs, dos marqueses de Tiryll, se opôs violentamente a essa opção, clamando que "quando a esmola é muita o santo desconfia". um comentário sábio, porém dado que a alternativa era a morte de milhares de camponeses, a casa Garsinia se viu no papel de intervir. Blodyn fazia parte de Mhuir, e sabia que o conhecimento científico e tecnológico do reino ultrapassava o de Ankist - de modo que era muito possível que eles realmente houvessem criado uma espécie de trigo mais barata. suspeitar das intenções de Mhuir com base em desconfianças vazias seria irresponsável, portanto Valar Garsinia liderou a votação e fez de tudo que podia para trazer o trigo cinza para Tiryll.

apesar de conter a situação no curto-prazo, os impactos do consumo prolongado de trigo cinza só começaram a ser vistos décadas depois. as faixas mais pobres da população - que se alimentavam diariamente do trigo cinza, que era evidentemente mais barato -, começaram a apresentar manchas acinzentadas no corpo, e maior susceptibilidade a surtos violentos. isso criou uma divisão clara de classes na população, de modo que confrontos entre os "cinzers" (como passaram a ser chamados aqueles que apresentam manchas de trigo cinza na pele) e os "defensores" (um grupo de vigilantes religiosos extremistas) passaram a ser comuns por toda Tiryll. o nome da casa Garsinia ficou associado a essa situação infortuna, apesar das boas intenções iniciais de Valar.

além disso, essa era viu também o início da ascensão de irmã Celestina, que na época era somente conhecida por ser a Alta Sacerdotisa do monastério de Lorrain. boatos começaram a circular de que ela realizava rituais hereges em Natar, sequestrando meninas adolescentes e entoando cânticos ancestrais. os boatos se tornaram mais graves quando passaram a envolver o rei Phobetron e o príncipe Naruto. aparentemente, ambos estavam se comunicando diretamente com Celestina. Phobetron morreu de ataque cardíaco no banheiro aos 60 anos.

ERA 3

Regente: Rei Naruto
Representante: Viktor Garsinia

o reinado de Naruto foi tão infortuno quanto o de seu pai.

um dos eventos mais importantes foi o início da guerra com Mhuir. relatos corroboraram o que muitos já desconfiavam: o governo de Mhuir conhecia os efeitos a longo-prazo do trigo cinza, e ainda assim vendeu toneladas do alimento para Ankist. considerando essa nova informação, o rei declarou guerra a Mhuir, uma decisão que perduraria por décadas.

além disso, Naruto também admitiu estar em contato direto com a herege Celestina - inclusive pedindo ao conselho que lhe ajudasse a adquirir sacrifícios para rituais. quando isso lhe foi negado, Celestina começou a enviar cartas para membros do conselho requisitando abertamente que lhe fosse concedida entrada na corte real. numa decisão liderada pela casa Lagosta e surpreendentemente apoiada pela seita religiosa conservadora da casa Serpente, Celestina foi trazida para Lybra e começou a andar pelos halls do castelo real como se estivesse em casa. ela era sempre seguida por oito apóstolas que apresentam um aspecto cadavérico, e sua presença deixava muitos da corte desconfortáveis. Viktor se opôs à situação, mas seu voto foi vencido pelo resto do conselho. no fundo de seu coração, Viktor também estava curioso para ver mais de perto as consequências dos estudos de Celestina. quais seriam os resultados do conhecimento dela? ela falava sobre imortalidade, mas a que custo?

ao sul, expedições em Konfurtah encontravam novas informações sobre a Cidade das Tendas e sobre o Mapa Dourado. a casa Phoca de Wylio liderava essa situação com muitos de seus mercadores, e era responsável por trazer as únicas boas notícias do reino.

o reinado de Naruto enfim se encerrou com sua abdicação. seu desrespeito às tradições, suas declarações bélicas e sua incapacidade de controlar as finanças do reino lhe levaram a abdicar um dia antes de ter um ataque cardíaco no banheiro aos 50 anos.