<voltar>

[2021-12-08]

A História dos Ogo Pogos

Se você nasceu entre os anos 90 e 00, é provável que suas memórias infantis tenham sido parcialmente colonizadas pela rede de fast-food McDonalds™. Não pela comida, é claro, mas pelos brindes do McLanche Feliz. Apesar de muitas das vezes eles terem sido apenas bonecos de plástico mixurucas, ocasionalmente os brindes eram brinquedos bem mais sofisticados, como por exemplo a coleção de chaveiros de cachorrinho, os minigames portáteis do Crash e do Spyro, ou então os bichos de pelúcia de animais em perigo de extinção. É difícil encontrar alguém que tenha crescido nessa época e não tenha memórias afetivas de pelo menos um desses brindes.

Dentre os brindes sofisticados, talvez um dos mais memoráveis seja o jogo de cartas "A Batalha dos Ogo Pogos", lançado em 2003. Neste jogo, cada carta corresponde a um dos titulares "Ogo Pogos" - poderosos monstrinhos que possuem seus próprios nomes, designs e habilidades. A mecânica central do jogo gira em torno da comparação de habilidades, aos moldes da popular franquia "Super Trunfo", e a temática, por sua vez, busca inspiração clara de Pokémon. (Curiosamente, o nome da coleção faz referência a uma criatura mítica do folclore canadense - o ogopogo -, e foi provavelmente escolhido pela sua sonoridade divertida e pela vaga alusão à ideia de monstros.) Independente da originalidade dúbia, é seguro dizer que o jogo cativou milhares de crianças por todo o país, que por sua vez enchiam o saco de milhares de pais para voltarem ao restaurante e adquirirem os outros pacotes de cartas (dos quais haviam quatro).

 
Fonte

Apesar de ter marcado a infância de muitas crianças, não há quase nenhuma informação disponível na rede sobre esta coleção. As únicas referências a "Ogo Pogos" dizem respeito ao monstro anteriormente citado, ou então, a anúncios de pessoas vendendo as cartas. Esta falta de informação está diretamente atrelada ao fato de que a coleção foi exclusivamente brasileira - algo excepcional, considerando que as coleções mais populares eram internacionais, como os já-citados chaveiros de cachorro e minigames portáteis do Crash e do Spyro. Até pouco tempo não se sabia nem o nome dos monstros! Apenas a frase "Zé Boi Djinx", que ecoava misteriosa no subconsciente de toda uma geração...

O pouco que sabemos sobre os Ogo Pogos foi extraído do CD-ROM "A Ilha dos Ogo Pogos", um videogame distribuído como brinde pelo McDonalds como parte da coleção "McDonalds™ Super Jogos". Esse jogo era uma versão digital do jogo de cartas, no qual o jogador começava com 20 cartas e duelava contra o computador até que um dos dois saísse vitorioso. Em 2021 os assets do jogo foram extraídos e pudemos ao menos obter o nome de 45 Ogo Pogos - apesar de que muitas coisas permanecem um mistério, como por exemplo a ordem de lançamento dos jogos (não está claro se quem veio primeiro foi o CD-ROM ou o baralho físico). Esta página é um sumário dos assets que foram extraídos, assim como um breve tributo a esse episódio da memória coletiva basileira.

Se você tiver mais informações sobre os Ogo Pogos, entre em contato.

A Lore dos Ogo Pogos















A Lista dos Ogo Pogos

Carnívorus
Vitório Regis
Rascão
Xyzuz
Miodra
Lokodra
Manguinho
Fleixe
Staris
Yardis
Xarus
Sdux
Dogdra
Beiçodra
Jequitiborus
Borbolok
Salamanka
Psycodra
Borbodra
Tamandunaso
Coqueirok
Snorqueixe
Letuba
Sagarpo
Laretta
Baleixe
Chaveixe
Bolcão
Centocão
Dracão
Espinheixe
Kicão
Nhocão
Psycão
Margarod
Cactor
Totola
Zeta
Nhaqui
Gondra
Bicoleão
Péssaro
Mano
Zoio
Zé Boi Djinx