portal dos
cd-roms

bem-vindx ao portal dos cd-roms!!


oi!! meu nome é vinícius, e essa é a página principal do meu projeto de preservação digital de cd-roms da década de 90~2000. aqui é onde eu pretendo postar informações relacionadas a esse projeto: como tudo começou, quem mais tem trabalhado em projetos parecidos, que informações faltam, etc. eu não sei ainda o que esse portal vai ser. vamos vendo...

clique nos links ao lado pra explorar o portal! mas já te adianto alguns links importantes:

história do projeto

para os curiosos de plantão, segue abaixo um relato detalhado de como (e porquê) eu comecei a preservar CD-ROMs.


the adventure begins...

quando eu era criança, uma das minhas atividades preferidas era jogar CD-ROMs no computador. toda semana a minha mãe ia na banca e comprava alguma revista com jogos infantis e educacionais, principalmente a CD-ROM Criança e a CD Expert Kids. eu sempre fazia a mesma coisa: jogava a revista fora, percebia que o jogo não era um clone de Coelho Sabido: Jardim, e imediatamente perdia o interesse. eu realmente gostava de Coelho Sabido: Jardim.

esse aí sou eu, com 3 anos de idade, jogando Coelho Sabido: Jardim! (não dá pra ver pela foto, mas minha mãe jura de pé junto que era coelho sabido, e quem sou eu pra duvidar). veja como tem trocentos travesseiros embaixo da minha bunda. veja o sorriso na minha cara. consegue sentir o instinto gamer?

eu também adorava Imaginemos! 3, Terra do Sempre, 101 Dálmatas, Hércules, Em Busca do Vale Encantado, Gus vai ao CiberParque, Caracolino, e diversos outros jogos cujos efeitos sonoros foram tatuados no meu hipocampo.

em resumo, CD-ROMs infantis foram o meu primeiro contato com o computador, e foi um contato muito positivo. eles me ensinaram a contar, a identificar as cores, a diferenciar as formas geométricas, a amar A Máquina™ acima de tudo... graças a eles, acabei me apaixonando por "ficar sentado olhando pra uma tela durante horas a fio", uma habilidade muito útil no século XXI!

muitos anos depois

um belo dia em fevereiro de 2018, eu acordei com uma enorme vontade de ouvir a música "Há Muito Cão", do jogo 101 Dálmatas - Livro Animado Interativo. infelizmente, eu não consegui encontrar um vídeo do jogo em lugar nenhum, o que me surpreendeu bastante: o jogo era da Disney, e era de se imaginar que existiria pelo menos algum vídeo do jogo em pt-br. afinal de contas, a internet é um lugar enorme, e tudo que pode ser feito já foi feito, não é mesmo?

mas eu não consegui encontrar filmagens do jogo, muito menos uma ISO; a única coisa que encontrei foram pessoas vendendo o CD a 300 reais no mercadolivre. logo ficou claro que se eu fosse revisitar essa memória, teria que ser com o meu próprio CD. felizmente, a minha coleção de CD-ROMs sobreviveu a 2 décadas e 8 mudanças (!!), então eu ainda tinha minha cópia do jogo. peguei o notebook da minha mãe (o único aqui em casa que tinha drive de disco), e comecei a re-jogar não só 101 Dálmatas, mas muitos outros jogos que eu gostava (ao lado, o clássico Estúdio de Cartoons do Batman). foi divertido, todos riram, bola pra frente.

e a história teria terminado aqui, se não fosse pelo simples fato de que ao longo da minha vida, eu acumulei muitos traumas no quesito "preservação digital". basicamente, eu passei boa parte da minha infância em sites como Neopets, fóruns de pokémon, etc, e quase nada do meu histórico pessoal nesses sites foi preservado. eu não me considero uma pessoa particularmente nostálgica (muito pelo contrário), mas eu acho que é interessante ter esses registros pessoais por diversas razões, no mínimo por autoconhecimento estético. então eu decidi extrair ISOs de todos os meus CDs antes que algo de ruim acontecesse. a princípio eu não fiz nada com essas ISOs - elas ficaram paradas numa pasta do Drive por um bom tempo.

eu também fiz um vídeo da música "Há Muito Cão", porque sim.

habemus corona

meses foram se passando, e de vez em quando eu recebia algum comentário no vídeo do 101 Dálmatas pedindo que eu postasse o resto do jogo. a princípio eu ignorei esses comentários, mas em outubro de 2019 eu acabei cedendo, e decidi gravar uma gameplay completa (porque era sábado e eu estava entediado). mais comentários foram aparecendo, pedindo outros jogos, e a cada 1 ou 2 meses eu fui fazendo um vídeo novo com base no que tinha sido pedido, usando as ISOs que eu tinha extraído. isso continuou durante algum tempo, e os comentários foram se acumulando.

aos poucos foi ficando claro pra mim que existia um valor real nesse tipo de trabalho. os vídeos tinham "poucas" visualizações (30 ou 40), mas pelos comentários dava pra sentir que realmente causava um impacto positivo: eu recebi muitas mensagens carinhosas e extremamente gratificantes, de pessoas dizendo que aquilo trazia memórias de uma época mais feliz, que elas mostraram pros pais/mães delas, que elas finalmente conseguiram assistir ao final do jogo X, etc. até certo ponto era bem engraçado, como se eu estivesse exorcisando as pessoas de memórias que elas nem sabiam que tinham.

em agosto de 2020 (em plena pandemia, lê-se: bastante tempo livre) eu decidi tornar os uploads mais consistentes: basicamente 1 vídeo por semana. no começo eu só fazia vídeos dos jogos que eu tinha (uma coleção de aproximadamente 50, imagem ao lado), mas aos poucos eu fui me guiando mais pelo que as pessoas me pediam: passei a incluir jogos que estavam no Internet Archive mas que não tinham nenhum registro audiovisual, jogos que as pessoas me enviaram por e-mail, e também jogos que eu acabei comprando.

eventualmente eu acabei criando a minha própria conta no Internet Archive onde eu comecei a postar ISOs dos jogos que eu tinha, e também de jogos que as pessoas me enviavam por e-mail. pouco tempo depois eu lancei também o diretório de cd-roms infantis, uma página pra centralizar informações sobre CD-ROMs infantis dessa época.

o futuro

e é nesse ponto que estamos! faz pouco mais de 8 meses que comecei esse projeto, e desde então já publiquei 67 gameplays completos diferentes, totalizando mais de 75 horas de vídeo. da minha coleção original, só 34 jogos foram postados - quase metade dos jogos do meu canal vieram de outros lugares, como por exemplo contribuição de inscritos. eu estimo que pelo menos mais 1 ano seja necessário pra gravar todas as ISOs que eu tenho acumuladas (isso sem contar as que vão aparecer com o passar do tempo), então é, ainda existe muita coisa pela frente.

conseguirei chegar ao fim dessa jornada sem perder minha sanidade? muito provavelmente não, mas é o que vamos descobrir.


atualizado pela última vez: 2021-04-23

outros arquivistas


evidentemente, eu não sou a única pessoa trabalhando pra preservar esses jogos! existem muitos outros com seus próprios projetos de preservação, e é só com um esforço coletivo que a gente vai conseguir recuperar tudo que foi "perdido".

aqui estão algumas das pessoas que eu conheço com projetos similares:

  • Baú da Memória Games: um canal com uma proposta muito parecida com a do meu, que posta gameplays de jogos localizados, antigos e obscuros. alta qualidade! o rapaz também tem uma conta no Internet Archive onde ele posta várias raridades.
  • Primeiro Contato: um podcast documental do Overloadr sobre a história da chegada dos computadores no brasil, entre 80~2000. o podcast ainda não lançou, mas como parte do projeto, foi criada uma conta no Internet Archive pra preservação de alguns jogos da época. o foco deles é um pouco diferente do meu, porque eu acabo lidando mais com jogos infantis/educativos, mas ainda assim tem um overlap razoável e eu recomendaria ficarem de olho pra quando o podcast lançar!
  • Antiquário Digital: blog do Rogell Paradox com diversos jogos antigos. é atualizado de vez em quando, e conta com alguns scans de revistas e outros artefatos parecidos.
  • Do Baú Games: provavelmente o blog brasileiro mais popular sobre jogos de CD-ROM infantis. alguns posts específicos tem diversas informações interessantes na seção de comentários, como por exemplo os de jogos da Digerati. infelizmente não é atualizado faz algum tempo, mas sem o blog dele certamente eu não teria começado o meu projeto.
  • Games & Cigarettes: um blog que engloba jogos de vários tipos, mas que de vez em quando posta conteúdo sobre jogos antigos. eles tem uma conta no Internet Archive com vários jogos antigos, e alguns deles inclusive tiveram seu gameplay gravado no canal do youtube deles.

atualizado pela última vez: 2021-04-23

revistas de jogos


nas décadas de 90~2000, grande parte dos jogos eram vendidos em revistas. basicamente, cada edição da revista vinha com um CD-ROM que você podia botar no PC, e a revista tinha informações sobre o jogo e sobre algumas outras coisas vagamente relacionadas. as principais revistas dessa época que vinham com CD-ROMs infantis eram a CD Expert Kids, a CD-ROM Criança, a CD-ROM Aventura, e a Revista Divertire.

em seguida, tento apresentar o que sei sobre cada uma das revistas. existem muitas poucas edições escaneadas dessas revistas, então o que eu sei é inferido a partir do pouco que existe. se você tiver mais informações, pelo amor de deus entre em contato comigo pra eu poder atualizar essa página.

CD Expert Kids

é de onde vem a maior parte da minha coleção. a CD Expert era uma revista bastante popular que vinha com jogos mais "sérios" e "adolescentes" (com carros, dragões e mulheres nuas, presume-se), e em fevereiro de 1997 foi lançada a sua versão infantil, intitulada CD Expert Kids. não tenho fonte específica pra essa data de lançamento, mas tenho certeza que a edição 9 da CD Expert Kids foi lançada em outubro de 1998 (fonte).

os jogos da CD Expert Kids eram normalmente localizações de jogos estrangeiros, embora de vez em quando eles também publicassem jogos nacionais (como Gustavinho em o Enigma da Esfinge e Aventuras na Ilha X). acredito que em algumas ocasiões eles também republicassem jogos que já tinham sido lançados no Brasil, como por exemplo os jogos da série "Téo" (que foram publicados pela Publifolha em 1997, e republicados pela CD Expert Kids posteriormente).

no início os CD-ROMs só vinham com os jogos, mas a partir da edição nº 17 eles começaram a enfiar um monte de conteúdo no CD, usualmente vídeos feitos por repórteres mirins sobre qualquer coisa que uma criança possivelmente poderia estar interessada (p. ex.: "uma viagem ao Beto Carreiro", "a história dos Vídeo Games", "um dia no Hopi Hari", etc). esses vídeos são bem engraçados, e eu gosto bastante deles. o preço a se pagar é que a capa dos discos foi de "imagens bacanas" pra "ei pessoal quem contratou o renato". case in point, a edição nº 16 e a nº 17:

 

aliás, pra saber a edição de um CD da CD Expert Kids, basta dar uma olhada no texto inscrito perto da borda do CD: normalmente tem algo como "CDEK_39" (significando a edição 39). se tiver algo diferente, como por exemplo "FRANKLIN", significa que o disco veio em uma edição especial da revista (teve algumas edições que eram especiais).

de qualquer forma, é indiscutível que a CD Expert Kids foi uma das revistas mais populares de CD-ROMs infantis no brasil. eu digo isso com base nas visualizações do canal, e também com os comentários que recebo: fica claro que as pessoas tem muito carinho por séries como Imaginemos! e Oscar o Balonista.

em algum momento, a CD Expert Kids foi encerrada. eu não tenho a menor ideia de quando isso foi, mas o CD-ROMs mais recente que tenho em mãos é a edição nº 39 - "E.T.: O Extraterrestre" - lançada em 2002, então é seguro dizer que ela ficou em circulação por pelo menos 3 anos. UPDATE: encontrei uma fonte contemporânea que referencia a edição nº 44 da revista, do jogo "Brincando com Senninha e sua Turma". nenhuma data é mencionada.

segue abaixo uma lista dos jogos da CD Expert Kids. repito: se você tiver mais informações, por favor entre em contato!

  • nº 01: ????
  • nº 02: ????
  • nº 03: ????
  • nº 04: ????
  • nº 05: ????
  • nº 06: ????
  • nº 07, 1998: Aventuras na Ilha X (fonte, iso)
  • nº 08, 1998: A Casa de Franklin (fonte, iso)
  • nº 09, 1998: Imaginemos! 2: O Espaço é Nosso Playground (fonte, iso)
  • nº 10, 1998: Oscar o Balonista e os Segredos da Floresta (fonte, iso)
  • nº 11, 1998: Max e a Fórmula Secreta (fonte, iso)
  • nº 12, 1999: Imaginemos! 3: Muitas Terras, Muitos Playgrounds (fonte, iso)
  • nº 13, 1999: Max e o Castelo Assombrado (fonte, iso)
  • nº 14, 1999: George o Curioso, a Aventura de Aprender Cedo (fonte, iso)
  • nº 15, 1999: Franklin Aprendendo Matemática (fonte, iso)
  • nº 16, 1999: Oscar o Balonista Descobre a Fazenda (fonte, iso)
  • nº 17, 1999: Max e Maria Vão as Compras (fonte, iso)
  • nº 18, 1999: A Viagem de Jubileu (fonte, iso)
  • nº 19, 1999: Bananas de Pijamas: É Tempo de Diversão (fonte, iso)
  • nº 20, 1999: Gasparzinho... como tudo começou (fonte, iso)
  • nº 21: ????
  • nº 22, 1999: Orly: Desenhando Histórias (fonte, iso)
  • nº 23, 2000: Gustavinho em... O Enigma da Esfinge (fonte, iso)
  • nº 24, 2000: Em Busca do Vale Encantado: Centro de Atividades (fonte, iso)
  • nº 25, 2000: Babe: O Porquinho Atrapalhado (fonte, iso)
  • nº 26, 2000: Dally Doo: Alfabeto 2 e Onde Está Dally Doo? (fonte, iso)
  • nº 27: ????
  • nº 28, 2001: Simsala Grimm: Rumpelstiltskin (fonte, iso)
  • nº 29, 2001: O Rei e Eu: Aventura Animada do Pensamento (fonte, iso)
  • nº 30: ????
  • nº 31, 2001: Feliz Aniversário Maisy (fonte)
  • nº 32, 2001: Téo Sobe Pelas Paredes (fonte, iso)
  • nº 33, 2001: Oz: A Aventura Mágica (fonte, iso)
  • nº 34: ????
  • nº 35: ????
  • nº 36, ????: Um dia com os Wiggles (fonte)
  • nº 37: ????
  • nº 38: ????
  • nº 39, 2002: E.T. - O Extraterrestre (fonte, iso)
  • nº 40: ????
  • nº 41: ????
  • nº 42: ????
  • nº 43: Passatempo Turma da Mônica (fonte)
  • nº 44, ????: Brincando com Senninha e sua Turma (fonte)

edições especiais:

  • Dally Doo: Alfabeto (fonte, pg. 11)
  • Dally Doo: Animais (fonte, pg. 11)
  • Dally Doo: Cores (fonte, pg. 11)
  • Dally Doo: Números (fonte, pg. 11)
  • Dally Doo: Formas (fonte, pg. 11)
  • A Casa de Franklin (fonte, iso)
  • ... presumivelmente outras ???

CD-ROM Criança

a revista CD-ROM Criança é um enigma pra mim. a 1ª edição da revista CD-ROM Criança foi lançada em 1997 (creio eu), e consiste apenas num menu com um gif de um palhaço e 5 mini-games simples (jogo da memória, quebra-cabeça, pintar a figura, etc)... não é o que eu chamaria de um lançamento de qualidade. ainda assim, essa foi a revista responsável por (re-)publicar no brasil diversos jogos da Disney!! como?

em um comentário no youtube, o camarada Daniel Cabral diz que a revista teve 4 fases distintas:

  • uma 1ª fase do final dos anos 90 (1997/98), com diversos jogos nacionais e alguns localizados;
  • uma 2ª fase do começo dos anos 2000, com edições publicadas sob a alcunha "Disney Collection", que eram totalmente dedicadas aos jogos da Disney;
  • uma 3ª fase, também dos anos 2000, com edições publicadas sob a alcunha "Coleção Turma da Mônica" que relançaram 5 jogos da Turma da Mônica originalmente lançados pela Editora Melhoramentos nos anos 90: "Mônica Dentuça" (1995), "Cebolinha e Floquinho" (1996), "Chico Bento: Um Dia na Roça" (1997), "Print Studio Turma da Mônica" (1997) e "Print Studio Turma do Chico Bento" (1997/98)
  • uma 4ª e última fase dos anos 2000, que similar à 1ª fase, mas com menos lançamentos.

existe pouquíssima informação sobre essa revista hoje em dia. nunca encontrei nenhum scan na internet, e eles não botavam muita informação nos CD-ROMs em si: mesmo com o CD em mãos, é difícil dizer a qual edição ele pertence! (alguns dos CDs tem o número no nome da ISO, por exemplo "CDCRIA4", mas nem todos). a data dos CDs também é pouquíssimo clara, já que não tem nenhuma indicação oficial e a data dos arquivos da ISO não é confiável.

na prática, grande parte do que eu sei dessa revista é por fontes secundárias; uma das maiores é o site visão educacional, uma empresa que re-vendia revistas na época e cujo site continua no ar mesmo depois de tanto tempo. outra coisa que eu faço é procurar anúncios no mercadolivre de gente vendendo revistas individuais - normalmente o vendedor põe uma foto da capa e o número.

dito isso, segue abaixo a lista completa dos jogos da revista CD-ROM Criança que eu conheço. eu não tenho certeza de nenhuma data, dado que faltam as revistas:

  • nº 01: Edição do palhaço (fonte, iso)
  • nº 02: ????
  • nº 03: O Coelho Clic! Clic! (fonte)
  • nº 04: ????
  • nº 05: Colordic (fonte)
  • nº 06: Fofão e Sua Turma (fonte, iso)
  • nº 07: O Mundo de Totty Pig (fonte, iso)
  • nº 08: Terra do Sempre: Uma Aventura Ecológica (fonte, iso)
  • nº 09: Angélica no Reino Animal (fonte)
  • nº 10: Colordic 2 (fonte, iso)
  • nº 11: ????
  • nº 12: ????
  • nº 13: O Jardim da Matemática de Peter Rabbit (fonte, iso)
  • nº 14: ????
  • nº 15: ????
  • nº 16: ????
  • nº 17: A Caverna do Fantasma de Blinky Bill (fonte, iso)
  • nº 18: Daniel Azulay: Caras & Bocas (fonte, iso)
  • nº 19: ????
  • nº 20: ????
  • nº 21: ????
  • nº 22: Escola Diversão: Meus Primeiros Passos (fonte, iso)
  • nº 23: ????
  • nº 24: ????
  • nº 25: ????
  • nº 26: Estúdio do Didizinho (fonte)
  • nº ??: Escola Diversão: Maternal (iso)

Disney Collection:

  • nº 01: 101 Dálmatas: Livro Animado Interativo (fonte, iso)
  • nº 02: Artista Mágico Disney (fonte, iso)
  • nº 03: Hércules: Livro Animado Interativo (fonte, iso)
  • nº 04: ????
  • nº 05: Pocahontas: Livro Animado Interativo (fonte, iso)
  • nº 06: ????
  • nº 07: Hércules Print Studio (fonte, iso)
  • nº 08: O Ursinho Pooh: Livro Animado Interativo (fonte, iso)
  • nº 09: O Corcunda de Notre Dame: Livro Animado Interativo (fonte, iso)
  • nº 10: ????
  • nº 11: ????
  • nº 12: ????
  • nº 13: Salão de Jogos Monstros S.A. - Boliche (fonte inferida, iso)
  • nº 14: Salão de Jogos Monstros S.A. - Sinuca (fonte, iso)
  • nº 15: Salão de Jogos Monstros S.A. - Pinball (fonte, iso)
  • nº 16: Salão de Jogos Monstros S.A. - Gangorra (fonte, iso)
  • nº 17: ????
  • nº 18: ????
  • nº 19: ????
  • nº 20: ????
  • nº 21: Winnie the Pooh: Aprendendo inglês - Letras (fonte)
  • nº 22: Winnie the Pooh: Aprendendo inglês - Números (fonte)
  • nº 23: ????
  • nº 24: ????
  • nº 25: O Irmão Urso (fonte)
  • nº 26: ????
  • nº 27: A Nova Onda do Imperador (fonte)
  • nº 28: Atlantis, O Reino Perdido: Centro de Atividades (fonte, iso)
  • nº ??: Aladdin: Centro de Atividades (iso)
  • nº ??: O Rei Leão: Centro de Atividades (iso)

Coleção Turma da Mônica:

  • nº 01: Chico Bento: Um Dia na Roça (fonte: comentário do Daniel Cabral, ver acima)
  • nº 02: Mônica Dentuça (fonte, iso)
  • nº 03: Cebolinha & Floquinho (fonte, iso)
  • nº 04: Passatempo Turma da Mônica (fonte)
  • nº 05: Quadrinhos Turma da Mônica + Turma do Chico Bento (fonte)
  • nº 06: Printstudio Turma da Mônica + Turma do Chico Bento (fonte)

CD-ROM Aventura

se a CD-ROM Criança é um enigma, então a CD-ROM Aventura é uma conspiração. muita gente pede jogos dessa revista, mas eu nunca tive nenhum jogo dela na minha coleção - o que é realmente estranho considerando que minha mãe era bem indiscriminada quanto a qual revista ela comprava. eu tenho a forte suspeita de que essa revista só era vendida em são paulo, mas não tenho como confirmar isso.

a maior fonte de informações sobre a revista é o site "www.cdaventura.com.br", que foi parcialmente preservado pelo Wayback Machine. praticamente nenhuma imagem sobreviveu, mas pelo texto dá pra perceber que o site tinha alguns joguinhos que te davam pontos (chamados de blupers), e você podia usar os pontos pra trocar por prêmios. não entendi como a revista se encaixa nisso tudo, mas acho que você ganhava blupers por comprar a revista também.

pelos jogos, consigo induzir o seguinte: todos os jogos eram desenvolvidos por uma equipe da própria revista (!!), todos eles tinham algum modo multiplayer, e todos eles eram uma "coleção de minigames" conectados por uma leve história. eu ainda não cheguei a completar nenhum dos jogos da revista (farei isso em breve), então não sei se mais alguma informação vai ser revelada.

uma notícia boa é que a página de "edições" do site também foi preservada, então existe uma lista extremamente confiável de todos os jogos que foram lançados pela revista até março de 2002 (data do snapshot). segue:

  • nº 01: Divertilândia (fonte)
  • nº 02: Vamos encontrar o Fred? (fonte)
  • nº 03: Sr. Floriano e os Macacos (fonte)
  • nº 04: SOS Terra - Uma Aventura Ecológica (fonte, iso)
  • nº 05: Caça ao Tesouro - Uma Aventura Submarina (fonte)
  • nº 06: Órbita - Uma Aventura Espacial (fonte, iso)
  • nº 07: Insetolimpíadas (fonte)
  • nº 08: Escalada: Uma Aventura na Neve (fonte, iso)
  • nº 09: A Incrível Noite de Natal (fonte)
  • nº 10: Os Cavaleiros do Rei (fonte, iso)
  • nº 11: Coelhândia - A Cidade dos Coelhos (fonte, iso)
  • nº 12: Laboratório Maluco - Uma Aventura cheia de Invenções (fonte)
  • nº 13: Bosque Encantado - Uma Aventura Musical (fonte)
  • nº 14: Cadê a minha mala? - Uma Atrapalhada Aventura no Aeroporto (fonte, iso)
  • nº 15: As Férias Divertidas de Nilo e Mila (fonte)
  • nº 16: Detetive Reve Latudo em: O Mistério do Relógio (fonte, iso)
  • nº 17: Túnel do Tempo (fonte)
  • nº 18: Viagem ao Fundo do Mar (fonte)
  • ... mais alguns?

Divertire

a Divertire foi uma empresa brasileira fundada em 1998 que ficou famosa por publicar o Coelho Sabido no brasil, além de outras séries menos conhecidas como Os Caça-pistas e Bíblia para crianças. aparentemente, eles também tiveram uma revista onde eram publicados jogos periodicamente. eu tenho pouquíssima informação sobre essa revista: apesar do site da divertire estar de pé até hoje, ele não fala nada sobre isso. tenho a impressão de que ela não durou muito tempo, e/ou que flopou hard.

essa especulação é induzida pelo histórico do site. versões dele foram preservadas ao longo dos anos pelo Web Archive, e dá pra acessar uma página de "revistas", cuja última versão preservada é de novembro de 2001. essa versão cita só 5 jogos, o que dá a entender que a revista só teve 5 edições.

vale lembrar que 2001 é só a última versão do site em termos cronológicos. na verdade a revista foi lançada alguns anos antes (a única scan da revista que existe na internet é da edição nº 3, confirmadamente lançada em novembro de 1999). então supondo que a revista fosse publicada mensalmente, isso significa que a 5ª edição foi publicada no início de 2000, mas mesmo no final de 2001 não tinha nenhuma informação sobre outras edições no site? fica subentendido que a revista não teve mais lançamentos.

  • nº 01: Gus vai ao CiberParque (fonte, iso)
  • nº 02: Meus Amigos Ursos (fonte)
  • nº 03: Era uma vez um Gato (fonte, iso)
  • nº 04: Encantando vol. 1 (fonte)
  • nº 05: Nanico, o Macaco Travesso (fonte, iso)
  • ... mais alguns?

atualizado pela última vez: 2021-04-23