MapleStory Finger Point

Sobre

Seja bem-vindo ao Diretório de CD-ROMS Infantis! Aqui você encontra aquele CD-ROM que você adorava quando era criança, mas que procura há anos na Internet e não encontra de jeito nenhum. Vamos tentar nosso melhor pra te mostrar onde esse CD-ROM pode ser encontrado, e como matar a sua saudade dele!

Essa página é um diretório, o que significa que sua função é apenas te direcionar para outros locais na Internet em que você pode encontrar arquivos ou gameplays desses jogos. Nós não armazenamos nenhum arquivo, com exceção de algumas imagens. Todo o crédito pelo armazenamento e preservação desses CD-ROMs deve ser dado às pessoas que individualmente e voluntariamente se deram ao trabalho de preservá-los! Sempre tente deixar um comentário de agradecimento com a pessoa, esse é um trabalho voluntário e é sempre legal saber que estamos ajudando alguém.


Perguntas mais frequentes

Caraca de onde veio tanto CD-ROM?

Entre a década de 90 e o início dos anos 2000, os computadores começaram a se popularizar no Brasil, e diversas revistas foram criadas pra capitalizar em cima desse público. Todo mês elas vinham com um CD-ROM, normalmente contendo um jogo ou um software que você podia instalar no seu computador. Apesar de inicialmente essas revistas terem sido criadas para o público adulto, não demorou muito pra que algumas também surgissem para o público infantil. Dentre elas, destacam-se a CD Expert Kids, a CD-ROM Criança e a CD-ROM Aventura. Muitos dos CD-ROMs infantis vem daí, mas outros jogos eram lançados separadamente, e também tentamos incluí-los aqui.

Mas pra que esse site? Não é só procurar no Google?

Na teoria, sim... Mas na prática, essas informações estão espalhadas de forma muito caótica pela Internet, sendo que algumas ISOs estão escondidas em fóruns obscuros, e outras são difíceis de se encontrar porque a pessoa fez o upload com o nome errado. Tentamos centralizar todo esse conteúdo aqui, pra facilitar o trabalho do usuário. Se você não encontrar o jogo aqui, muito provavelmente ele não está disponível em lugar nenhum!

Vocês só trabalham com CD-ROM infantil?

É o nosso foco por enquanto, porque normalmente eles são os mais obscuros, mas pretendemos trabalhar com qualquer CD-ROM de jogos publicados nessa época.

Vocês ganham dinheiro com isso?

Esse projeto não tem fins lucrativos. Nosso objetivo é simplesmente agregar essas informações que estão espalhadas pela Internet, e ajudar as pessoas a reviverem parte de suas infâncias. Talvez no futuro venhamos a aceitar doações, mas por enquanto esse não é o caso.

Isso não é violação de direitos autorais?

Não temos interesse em violar direitos autorais. Por conta disso, trabalhamos apenas com abandonware, ou seja, softwares que foram abandonados pelas empresas e que não podem ser obtidos legalmente, já que não estão à venda em lugar nenhum. Se algum dos jogos vistos aqui não se encaixar nesse critério, por favor entre em contato conosco para que possamos remover o direcionamento para o CD-ROM em questão.

Eu baixei uma ISO! Como eu faço pra jogar?

Dá uma olhada na página "Tutoriais"!

Vocês tem o jogo X?

Use a ferramenta de busca pra tentar achá-lo. Se não encontrar, vá na página "Achados & Perdidos" e verifique se ele já está listado lá! Se não estiver, deixe um comentário.

Eu tenho um jogo que não tá aí! O que eu faço?

Boa!! Entra em contato com a gente, pra gente adicionar ele no diretório! Nosso e-mail está no fim da página.

Como posso colaborar com o projeto de vocês?

Atualmente, estamos precisando de ajuda com as seguintes tarefas:

  • Encontrar ISOs dos jogos que não estão incluídos no diretório;
  • Encontrar imagens em alta resolução dos CD-ROMs que não as possuem;
  • Aprofundar as descrições das revistas com informações e curiosidades.
  • Escrever descrições para os jogos.

Se você quiser contribuir com alguma das informações acima, entre em contato! Todos os créditos serão dados a você.


Créditos

Vinícius Garcia: criação e manutenção do site, preenchimento de informação



Dúvidas, críticas ou sugestões? Entre em contato!